segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Por que yoga para gestante?

http://www.berrygestante.com.br/2012-10-19.htm


Quando falamos em prevenção, pensamos em nos preparar para que tudo “dê certo”.

O risco é inerente à vida, nós não temos o controle sobre ela, mas podemos buscar, de forma consciente,  atitudes saudáveis que nos ajudem a viver melhor.

Quando existe a possibilidade de um planejamento familiar, a mulher pode se preparar para a gestação, parto, pós-parto e cuidados com seu bebê. Ao buscar  informações sobre essa nova fase, ela já está iniciando um processo de Educação Perinatal.

A internet pode ser uma ótima possibilidade, mas nem sempre o “Dr Google” pode ajudar. Muitas vezes, as informações  são contraditórias, e nem sempre confiáveis.
Existe também a possibilidade de participar de palestras,workshops, cursos e grupos de gestantes, onde ela terá contato com outras grávidas e poderá tirar suas dúvidas pessoalmente.
O pré-natal é necessário para uma avaliação de sua condição física e uma preparação para que seu corpo esteja pronto para receber bem o bebê. O ideal é que ela esteja saudável e consciente das mudanças  que ocorrerão em sua vida.

Outro ponto a ser considerado, é a preparação para o parto. É importante que a mulher tenha conhecimento sobre como pode ser um parto. Existem algumas possibilidades, e é necessário que ela pesquise e tenha parâmetros claros para fazer a sua escolha. A partir daí, ela pode procurar um profissional com quem estabeleça um vínculo de confiança e as instalações hospitalares compatíveis com suas condições e necessidades .
Se a mulher já faz atividade física regularmente, é necessário que o médico a oriente para uma adaptação ao ritmo e intensidade do que ela já faz.

Se ela ainda não tem esse hábito, é indicado que comece com  exercícios leves e compatíveis com a fase da gestação. O Yoga é uma ótima opção por trabalhar a consciência corporal, equilíbrio, concentração, respiração e relaxamento, entre outras coisas. Os exercícios de fortalecimento do períneo são importantíssimos para a saúde da mulher, antes, durante e depois da gravidez. Previnem  a incontinência urinária, ajudam na hora do parto, na recuperação e trazem uma consciência que irá beneficiá-la pela vida inteira .
Os grupos de Yoga para Gestantes possibilitam um ambiente calmo e acolhedor. Um momento de  tranquilidade para que a 
mulher possa se perceber melhor, sentir seu bebê e conectar-se com ele de forma amorosa. A possibilidade  do encontro com outras mulheres que estão vivenciando a mesma fase de vida, traz o sentido da união e da força. A empatia acontece de forma natural e elas se sentem livres para compartilhar  dúvidas, experiências, medos  e tranquilizar o coração.

A única maneira de aprender a ser mãe, é ser mãe. Fazendo uma analogia bem simples, é como preparar  um bolo;  você precisa escolher uma receita, providenciar os ingredientes e ter   a infra-estrutura básica para fazer o bolo. Pesquisar receitas vai ajudá-la a escolher aquela que te agrada mais. Comprar ingredientes de boa procedência vai garantir a qualidade  do bolo. É necessário que o forno funcione bem e que você esteja atenta para perceber quando o bolo estará pronto, caso contrário pode ficar cru ou queimar. Mas mesmo fazendo tudo direitinho, às vezes o bolo não fica bom, por
 razões que nem sempre sabemos explicar.

Não existem fórmulas mágicas, nem resultados garantidos,  mas algumas orientações básicas são necessárias para que a mulher se sinta mais segura para DAR A LUZ AO SEU BEBÊ.

Colaboração: yogasintonia.com.br


Sinta-se ainda mais bonita com a Berry Gestante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário